Vitamina B6 (funções, benefícios e alimentos ricos)

A vitamina B6 também é chamada de piridoxina. Eis um grupo de seis compostos: piridoxal, piridoxina, piridoxamina, piridoxal-5' -fosfato, 5'-fosfato de piridoxina, piridoxamina e 5'-fosfato.

Piridoxina


A vitamina B6 é importante para o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico. Ela auxilia na geração de energia pelo organismo, além de proporcionar pele, músculos e sangue saudáveis. Seu funcionamento e funções são muito semelhantes às vitaminas B1, B2 e B3.

Vitamina B6 (funções, benefícios e alimentos ricos)


Outras funções importantes da vitamina B6 é: metabolização de proteínas e carboidratos, regulamentação da glicose no sangue, quebra do glicogênio, geração de hemoglobina e anticorpos, criação de hormônios e neurotransmissores.

A vitamina B6 também atua ativando a vitamina B3.

Neste artigo, você vai conhecer as funções da vitamina B6, seus benefícios, os efeitos da deficiência e uma lista com alguns alimentos ricos em vitamina B6.

Para que serve a Vitamina B6 (funções e benefícios)

Como dito, a vitamina B6 é importante para o funcionamento do sistema nervoso e do sistema imunológico. Ela torna sua pele e seus músculos mais saudáveis.



A vitamina B6 exerce um importante papel de regular os níveis de açúcar no sangue. Níveis diferentes de açúcar no sangue oscilam o humor e a produção de energia.

Alguns dos usos da vitamina B6 incluem:

  • Acne;
  • Alzheimer;
  • Anemia;
  • Asma;
  • Autismo;
  • Bulimia;
  • Queimaduras;
  • Demência;
  • Depressão;
  • HIV;
  • Dor na lombar;
  • Atrite reumatoide;
  • Esquizofrenia;
  • Entre outros...

Alimentos ricos em Vitamina B6 (fontes e onde encontrar)

Alimentos cozinhados e processados perdem parte da vitamina B6. A secagem, congelamento ou enlatamento também pode reduzir o nutriente.

Fontes, onde encontrar alimentos com vitamina B6


As principais fontes de vitamina B6 incluem:

  • Abacates;
  • Banana;
  • Repolho;
  • Milho;
  • Cenouras;
  • Gemas de ovos;
  • Peixe;
  • Grãos;
  • Vagens;
  • Legumes;
  • Vegetais de folhas verdes;
  • Carne;
  • Leite;
  • Nozes;
  • Batatas;
  • Sementes;
  • Soja;
  • Espinafre;
  • Farelo de trigo;
  • Entre outros...


A recomendação de vitamina B6 da Dietary Reference Intakes (DRI) pe de 1,3mg para homens e mulheres adultos de até 50 anos. Após esta idade, o valor sobe para 1,7mg para homens adultos e 1,5mg para mulheres adultas.

A hipervitaminose de vitamina B6 pode causar danos nos nervos, nos braços e pernas.

Alimentos ricos em Vitamina B6


Os efeitos variam entre:

  • Dor de cabeça;
  • Insônia;
  • Náusea;
  • Danos nos nervos;
  • Convulsões;
  • Neuropatia sensorial e periférica;
  • Etc.


Falta de Vitamina B6 (efeitos da deficiência)

A falta de vitamina B6 tem diversos sintomas. Tal deficiência é um tanto rara, uma vez que boa parte dos alimentos que consumimos são enriquecidos com vitamina B6.

O tabagismo e o uso de contraceptivos orais podem aumentar as chances de deficiência de vitamina B6.

Pessoas que consomem bebidas alcoólicas ou café em excesso necessitam de mais vitamina B6, assim como pessoas que seguem dietas com bastante proteína.

Efeitos da deficiência de vitamina B6

Os sintomas da falta de vitamina B6 são:

  • Anemia;
  • Confusão;
  • Convulsão;
  • Depressão;
  • Dermatite;
  • Fadiga;
  • Inflamações;
  • Irritabilidade;
  • Imunidade baixa.
Você tem alguma dúvida sobre a vitamina B6? Deixe abaixo o seu comentário!

7 comentários:

  1. estou muito indisposta enjoada etc. qual vitamina devo tomar tenho 30 anos.

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  2. Muito boa matéria não sabia da importância da vitamina

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  3. To fazendo uso da vitamina B6, em combinação com zinco e magnésio, essas três vitaminas são essenciais.

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    1. Alfredo, qual a dosagem que vc usa?, só que eu vou usar a vitamina b 12
      Obrigado

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